Aperte "Enter" para pular para o conteúdo

Uma ferrovia em Paraty ?

Tempo de leitura: 2 minutos

Considerada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO no ano de 2019, a cidade de Paraty foi fundada em 1667 e reúne belezas naturais e também muita história em suas ruas, vielas e construções coloniais. Contudo o município é um dos raros dentre os 92 do estado do Rio de Janeiro que não possuiu ferrovias ou transporte sobre trilhos em seu território.

Trecho do Relatório Ministerial da Agricultura de 1891 (Fonte: Center for Research Libraries)

Projetos existiram, mas até onde se sabe nenhum deles chegou a sair do papel. Entretanto, após um desmoronamento de um barranco em uma rua da cidade, trilhos surgiram sob os escombros. Vejam abaixo a notícia, publicada no Jornal “O Globo” em 29 de abril de 2010 (recorte de Luis Octávio de Oliveira):

Pesquisas preliminares apontam que esses trilhos, até mesmo pelo perfil e espessura, aparentam ser de uma mina de extração mineral ou mesmo transporte leve de algum tipo de carga. Provavelmente servia de ligação a um porto fluvial existente nessa época.

Localização aproximada do ponto onde foram encontrados os trilhos

A AFTR continua em busca de indícios do que pode ter sido essa ferrovia, qual a sua função, quanto tempo durou, quais pontos ligou e qual o seu traçado. Qualquer novidade será publicada aqui e em nossas outras mídias e redes sociais.

Gostou da matéria ? Curta, compartilhe !

 259 visualizações no total,  3 visualizações hoje

Comente via Facebook
Compartilhe
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *