Tempo de leitura: 4 minutos

Por Mozart Rosa

 

Continua após a publicidade

CHEGOU O NATAL

E o que Winston Churchill tem a ver com as ferrovias, com a AFTR e com o Natal?
Com as ferrovias e com o Natal não sabemos, mas com a AFTR tem muito.

Winston Churchill, em um histórico discurso, disse que só tinha a oferecer Sangue, Suor e Lágrimas. Churchill representa um pouco do espírito da AFTR: para nós sempre foi muito difícil levar adiante nossas ideias e nossos ideais. Lamentavelmente esse é um setor de sonhadores, bem diferente de nós que somos visionários, e Churchill era um visionário.

Sonhador: que, ou aquele que, sonha acordado, que devaneia, que fantasia, que vive fora da realidade; devaneador.

Visionário: que ou aquele que tem ideias quiméricas, idealistas, grandiosas, ou acredita em ideais.

Essa enorme diferença não é perceptível à maioria, que confunde as intenções. Para quem quiser conhecer um pouco sobre essa icônica figura histórica que nos inspira, vejam o Filme de 2017 “O Destino de uma Nação”, onde ele pronuncia uma de suas céleres frases:

: : Não se negocia com o leão quando sua cabeça está na boca dele : :

Deve-se lutar sempre, apesar das adversidades. Acreditar em seus ideais, pois seus ideais sendo nobres a vitória será alcançada. Foi isso que aprendemos com esse personagem histórico.

: : Com o tempo superamos uma infinidade de obstáculos, muitas pessoas nem fazem ideia : :

Falta de dinheiro, falta de compromisso de alguns, falta de interlocutores no governo, gente não nos levando a sério, enfim, mas aqueles do núcleo estavam sempre ativos e participantes.

Em 16/11/2019 inauguramos a nova fase do site da AFTR com o nosso Blog de artigos exclusivos, tendo na estreia um texto de “Melekh”, nosso colaborador de primeira hora. Em 02/05/2020 nosso colaborador Mozart Rosa inicia uma série de artigos, mesclando informações históricas, experiências pessoais e propostas. E a coisa foi crescendo.

Projetos, vídeos, contatos, divulgação … e a AFTR sempre crescendo. Outros canais e outros grupos também fazendo um bom trabalho, crescendo e fornecendo informações de qualidade:

  • ABPF;
  • Amigos do trem;
  • Museu Ferroviário Paulista;
  • Decapod;
  • Via Trolebus (apesar de não responder nossos e-mails)… 😄

A lista de nomes é enorme, melhor nem relacionar para evitar deixar alguém de fora.

Tudo isso é o reflexo do setor tendo sua memória resgatada, com novas propostas sendo apresentadas, muitas novidades… enfim:

:: OBRIGADO A TODOS PELO APOIO ::

A todos um ótimo Natal e um feliz 2021, repleto de realizações. Voltaremos no próximo ano com a mesma garra e disposição. Contamos com todos vocês.

Abaixo vídeo do Canal Decapod mostrando a locomotiva usada no Filme “O Expresso Polar” de 2004, e o esforço feito para reformá-la. Esse vídeo e a dificuldade para essa reforma simbolizam nosso esforço em levar adiante nossos projetos.

O Filme está disponível na NetFlix e é uma ótima diversão para a família na noite de Natal. Aliás, o filme e o vídeo têm um simbolismo parecido: acreditar, crer, perseverar, sonhar, conseguir.

“Uma coisa morta pode seguir a correnteza, mas somente uma coisa viva pode contrariá-la.”
Chesterton

NÓS ESTAMOS VIVOS, SOMOS BRASILEIROS E NÃO DESISTIREMOS NUNCA !

Link Para o Filme: https://www.youtube.com/watch?v=ArLweVp76vI

Gostou? Curtiu ? Comente ! Compartilhe !
Agradecemos a leitura. Até a próxima !

(A opinião constante deste artigo é de inteira responsabilidade do autor, não sendo, necessariamente ou totalmente, a posição e opinião da Associação)

Loading

Autor

  • Mozart Fernando

    Engenheiro Mecânico formado pela Faculdade Souza Marques em 1992, foi secretário-geral da AFTR no mandato 2017-2020 e atualmente ocupa o cargo de diretor-técnico da instituição. Iniciou sua carreira profissional em 1978 trabalhando com um engenheiro que foi estagiário da RFFSA entre 1965 e 1966. Esse Engenheiro durante esse período trabalhando no setor de cremalheiras acompanhou o desmonte da E.F. Cantagalo e conhecia diversas histórias envolvendo o desmonte da Ferrovia de Petrópolis realizado pela mesma equipe. Histórias que muitos preferem esquecer. Parte dessa convivência extremamente valiosa está transcrita nos textos publicados pela AFTR. Não se considera um “especialista” em ferrovias, outra palavra que hoje no Brasil mais desmerece do que acrescenta. Se considera um “Homem de Negócios” e entende que o setor ferroviário só terá chance de se alavancar quando os responsáveis por ele também forem homens de negócios. Diferente de rodovias, as ferrovias são negócios. E usar para ferrovias os mesmos parâmetros balizares de construção e projeto usados em rodovias redundará em fracasso. Mozart Rosa é alguém que mais que projetos, quer apresentar Planos de Negócios para o setor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

19 + 14 =

Previous post Monotrilho na Linha 3 do Metrô ?
Next post Minha querida estatal
error: Este conteúdo não pode ser copiado assim. Caso use o arquivo, por favor cite a fonte.