ESTE SITE SERÁ DESCONTINUADO EM BREVE. FAVOR ACESSAR trilhosdorio.org

Índice de artigos AFTR

Tempo de leitura: 13 minutos

Abaixo segue uma lista de todos os artigos publicados até o momento pela equipe de redatores da AFTR. Essa lista está em ordem crescente por data (a mais antiga primeiro) e é atualizada a cada artigo publicado, então fiquem ligados e não percam !

Continua após a publicidade
  1. De Niterói a Pilares de trem – Por Carlos A. Ramos (‘Melekh’)
  2. Paranoia? Coincidência? Exagero? Ou realidade? – Por Eduardo Moreira (Dado)
  3. Transporte sobre trilhos: motivos pra lutar (1) – Por Carlos A. Ramos (‘Melekh’)
  4. Rio de Janeiro: túmulo ou berço das ferrovias? – Por Eduardo Moreira (Dado)
  5. Razão e emoção na mesma linha – Por Eduardo Moreira (Dado)
  6. A ferrovia dos mortos – Por Eduardo Moreira (Dado)
  7. Do Rio de Janeiro a Angra dos Reis por trilhos – Por Eduardo Moreira (Dado)
  8. A formação e fundação da AFTR – Por Eduardo Moreira (Dado)
  9. A sede da AFTR em Piedade – Por Eduardo Moreira (Dado)
  10. Uma ferrovia em Paraty? – Por Eduardo Moreira (Dado)
  11. Um porto mineiro na Ilha do Governador – Por Eduardo Moreira (Dado)
  12. Homenagem a Luís Octávio (AFPF) (14/03/1935 ~ 13/04/2017) – Por Eduardo Moreira (Dado)
  13. O curioso “nascimento” de Copacabana através dos Bondes – Por Eduardo Moreira (Dado)
  14. A obscura Parada Km 10 da EF Leopoldina – Por Eduardo Moreira (Dado)
  15. Monotrilho na Linha 3 do Metrô? – Por Eduardo Moreira (Dado)
  16. O motivo do fracasso das ferrovias no Brasil: (1) – Os custos de construção – Por Mozart Rosa
  17. O motivo do fracasso das ferrovias no Brasil (2) – As locomotivas – Por Mozart Rosa
  18. O motivo do fracasso das ferrovias no Brasil (3) – As cortesias e déficits – Por Mozart Rosa
  19. O motivo do fracasso das ferrovias no Brasil (4) – Os percursos e velocidades ineficientes – Por Mozart Rosa
  20. O motivo do fracasso das ferrovias no Brasil (5) – As Bitolas – Por Mozart Rosa
  21. O motivo do fracasso das ferrovias no Brasil (6) – Os egressos da RFFSA no futuro das ferrovias – Por Mozart Rosa
  22. O motivo do fracasso das ferrovias no Brasil (7) – As teorias da conspiração – Por Mozart Rosa
  23. O motivo do fracasso das ferrovias no Brasil (8) – A Legislação – Por Mozart Rosa
  24. O motivo do fracasso das ferrovias no Brasil (9 – I) – RFFSA – Por Mozart Rosa
  25. O motivo do fracasso das ferrovias no Brasil (9 – II) – Getúlio Vargas – Por Mozart Rosa
  26. O motivo do fracasso das ferrovias no Brasil (9 – III) – Quem efetivamente acabou com as ferrovias? – Por Mozart Rosa
  27. O motivo do fracasso das ferrovias no Brasil (10 – final) – Por Mozart Rosa
  28. Deve-se peneirar as gemas ao fazer um bolo? Bitola métrica ou larga? – Por Mozart Rosa (reprisado no 115)
  29. O Gordini e as locomotivas a vapor – Por Mozart Rosa
  30. O Bonde no Brasil e no Mundo I: sua história – Por Mozart Rosa, engenheiro / Carlos Eduardo, professor / Thales Veiga, arquiteto
  31. O Bonde no Brasil e no mundo II: a decadência no Rio de Janeiro – Por Mozart Rosa
  32. O Bonde no Brasil e no mundo III: o renascer Carioca – Por Mozart Rosa
  33. O BRT Carioca: erros e possíveis soluções (via trilhos, claro!) – Por Mozart Rosa / Por Rodrigo Sampaio
  34. As Ferrovias e a Natureza – Por Mozart Rosa / Ilustrações e imagens: Eduardo (‘Dado’) e Filipe Anacleto
  35. A Ferrovia à serviço da coletividade– Texto e Projetos Conceituais: Mozart Rosa / Desenhos: Eduardo (‘Dado’)
  36. A Ferrovia e suas histórias desconhecidas I – Os Barões do Café realmente existiram? – Por Mozart Rosa e Thales Veiga
  37. A Ferrovia e suas histórias desconhecidas II – Desbravando o Brasil – Por Mozart Rosa e Thales Veiga
  38. As Ferrovias e suas histórias desconhecidas III – A influência de Vargas e JK no setor – Por Mozart Rosa
  39. A Ferrovia e suas histórias desconhecidas IV – As histórias não contadas da RFFSA – Por Mozart Rosa
  40. A Ferrovia e suas histórias desconhecidas V – Previdência social – Por Mozart Rosa
  41. A Ferrovia e suas histórias desconhecidas VI Final – Oficinas do Trajano e a Torre Eiffel – Por Mozart Rosa
  42. Incêndio em Japeri – Julho de 2020 – Por Eduardo (‘Dado’)
  43. Resumo e proposta p/a Bitola Métrica nas linhas da Supervia – Por Mozart Rosa
  44. O trem pra Petrópolis e tudo que vem junto com ele – Por Mozart Rosa
  45. A volta dos Trens Regionais de passageiros no Brasil: Proposta AFTR para o tema – Por Mozart Rosa
  46. O Estilo Leopoldina de ser – Parte 01 – Por Mozart Rosa
  47. O Estilo Leopoldina de ser – Parte 02 – Por Mozart Rosa
  48. A Guerra das Bitolas (1): como começou? – Por Mozart Rosa
  49. A Guerra das Bitolas (1) – COMPLEMENTO – Por Mozart Rosa
  50. A Guerra das Bitolas (2): a influência da RFFSA – Por Mozart Rosa
  51. A Guerra das Bitolas (3): decisões equivocadas – Por Mozart Rosa
  52. A Guerra das Bitolas (4): renunciando ao faturamento – Por Mozart Rosa
  53. A Guerra das Bitolas (5 – final): Nos dias de hoje – Por Mozart Rosa
  54. Projetos inadequados e suas aplicações equivocadas 1 – Pré-Metrô – Por Mozart Rosa
  55. Projetos inadequados e suas aplicações equivocadas 2 – Pavuna x Arco Metropolitano – Por Mozart Rosa
  56. Projetos inadequados e suas aplicações equivocadas (3-e uma solução AFTR: Expresso Santa Rita) – Por Mozart Rosa
  57. Projetos inadequados e suas aplicações equivocadas (4-Metrô de Macaé) – Por Mozart Rosa / Por Eduardo (‘Dado’)
  58. Projetos inadequados e suas aplicações equivocadas (5-Final) – Por Mozart Rosa / Por Eduardo (‘Dado’)
  59. Projetos AFTR 2 – Ferrovia Centro-Sul Fluminense (parte 1) – Por Mozart Rosa
  60. Projetos AFTR 2 – Ferrovia Centro-Sul Fluminense (parte 2) – Por Mozart Rosa
  61. As prioridades no transporte ferroviário – Por Mozart Rosa
  62. Aeromóvel – O que é? – Por Mozart Rosa
  63. Expresso Carioca – O Aeromóvel do Rio de Janeiro – Por Mozart Rosa
  64. Reaproveitando ferrovias abandonadas – Por Mozart Rosa, engenheiro / Carlos Eduardo, professor
  65. Os erros cometidos por Bolsonaro na gestão do setor ferroviário – Por Mozart Rosa
  66. Indústria automobilística, do petróleo e as empresas de ônibus – Por Mozart Rosa
  67. A importância de Mauá e Dom Pedro II (parte 1) – Por Mozart Rosa
  68. A importância de Mauá e Dom Pedro II (parte 2) – Por Mozart Rosa
  69. A Polícia Ferroviária Federal e a Legislação Ferroviária – Por Mozart Rosa
  70. Portal Rio – Reativando a estação Leopoldina – Por Mozart Rosa
  71. A Lei dos Pontos, uma proposta exclusiva AFTR (parte 1) – Por Mozart Rosa
  72. A Lei dos Pontos, uma proposta exclusiva AFTR (parte 2) – Por Mozart Rosa
  73. Projetos AFTR 3 – A ferrovia da Serra do Mar (parte 1) – Por Mozart Rosa
  74. Projetos AFTR 3 – A ferrovia da Serra do Mar (parte 2) – Por Mozart Rosa
  75. A legislação, os transportes, os aluados e a ITA – Itapemirim Transportes Aéreos – Por Mozart Rosa
  76. Cartilha de Mobilidade – Por Mozart Rosa / Rodrigo Sampaio
  77. Projetos AFTR 4 – A Ferrovia do Sol – Por Mozart Rosa
  78. Porque as Ferrovias “não dão certo” no Brasil? – Por Mozart Rosa
  79. Projeto AFTR 5 – Linha 3 do Metrô – Por Mozart Rosa
  80. Trens pendulares a diesel – Por Mozart Rosa
  81. Amtrak, a RFFSA que deu certo – Por Mozart Rosa
  82. Ferrovias Indianas: Indian Railways – Por Mozart Rosa
  83. Propostas de veículos ferroviários com aplicações especiais – Por Mozart Rosa
  84. Trens Turísticos parte 1: As locomotivas a vapor – Por Mozart Rosa
  85. Trens Turísticos parte 2: As propostas sem noção – Por Mozart Rosa
  86. Trens Turísticos parte 3: O que fazer para decolar? – Por Mozart Rosa
  87. Projetos AFTR 6 – Traçado alternativo RJ x SP (Variante de Morsing) (1) – Por Mozart Rosa, e contribuições de Eduardo (‘Dado’) e Melina Th.
  88. Projetos AFTR 6 – Traçado alternativo RJ x SP (Variante de Morsing) (2) – Por Mozart Rosa
  89. Projetos AFTR 6 – Traçado alternativo RJ x SP (Variante de Morsing) (Final) – Por Mozart Rosa
  90. As 3 fases da ferrovia no Brasil (1) – Por Mozart Rosa
  91. As 3 fases da ferrovia no Brasil (2) – Por Mozart Rosa
  92. O fim de um começo – Por Mozart Rosa
  93. Os 95 anos da Leopoldina, a Estação Barão de Mauá – Por Daddo Moreira
  94. Um vestígio da original Estação Dom Pedro II (Central do Brasil) – Por Daddo Moreira
  95. A Baroneza não foi a primeira – Por Daddo Moreira
  96. Pague para embarcar, reze para chegar!  – Por Mozart Rosa
  97. Pior que tá não fica, mas pode ficar pior sim…– Por Daddo Moreira
  98. O Transporte Regional de Passageiros por Trilhos – Por Mozart Rosa
  99. Bitola 1600mm? 1000mm? Ou até mesmo a de 760mm? – Por Mozart Rosa
  100. A VFRGS, sua história e atualidade: reflexo das Ferrovias Brasileiras – Por Mozart Rosa
  101. O que esperar dos Trilhos do Rio em 2023? – Por Daddo Moreira
  102. † Nota póstuma de falecimento – Helianna Barcelos – Por Daddo Moreira
  103. Um túnel inacabado na Barra da Tijuca seria ferroviário? – Por Daddo Moreira
  104. Estamos de volta! – Por Daddo Moreira e Mozart Rosa
  105. TAV Rio-São Paulo: os detalhes que não são comentados – Por Daddo Moreira, Felipe Ribeiro, Mozart Rosa e Rodrigo Sampaio
  106. 1º de março: Aniversário da cidade do Rio de Janeiro – Por Mozart Rosa
  107. EF Cantagalo, fatos desconhecidos, sua origem e seu final – Por Mozart Rosa
  108. A AF Trilhos do Rio e o uso da AI (Inteligência Artificial) – Por Daddo Moreira
  109. Análise: morar perto de ferrovias é prejudicial à saúde? – Por Daddo Moreira
  110. Uma ferrovia no Morro da Urca? – Por Daddo Moreira
  111. Artigo nº 1: o que realmente houve com as ferrovias no Brasil? – Por Mozart Rosa
  112. Artigo nº 1: o que realmente houve com as ferrovias no Brasil? (parte 2) – Por Mozart Rosa
  113. Como ter direito à tarifa social nos Trens e Metrô – Por Daddo Moreira
  114. 125 anos de inauguração de parte da EF Melhoramentos do Brasil – Por Daddo Moreira
  115. Complemento do Artigo nº 1 – Por Mozart Rosa
    Deve-se peneirar as gemas ao fazer um bolo ? Bitola métrica ou larga ? (28) – Por Mozart Rosa
  116. A guerra das bitolas e o prejuízo causado ao Brasil – Por Mozart Rosa
  117. A Ferrovia do Aço e o Projeto Executivo – Por Mozart Rosa
  118. Artigo nº2: Ferrovias Europeias, Americanas… podemos comparar com as Brasileiras? – Por Mozart Rosa
  119. 30/04/2023: 169 anos da Estrada de Ferro Mauá – Por Daddo Moreira
  120. A CENTRAL Logistica: poucos falam dela, mas nós falamos – Por Mozart Rosa
  121. Como concorrer às vagas de emprego em transporte sobre trilhos: testemunho e dicas – Por Daddo Moreira
  122. Os trens de Arraial do Cabo – Por Daddo Moreira
  123. A Turma do Balão Mágico e o… Trem? – Por Mozart Rosa
  124. Análise sobre a anunciada reativação da E.F. Mauá e do trem p/Petrópolis – Por Daddo Moreira
  125. Glória Maria e sua viagem ferroviária até Corumbá-MS – Por Mozart Rosa
  126. Resumo e proposta p/a Bitola Métrica nas linhas da Supervia – Por Mozart Rosa
  127. Visita à maquete da ABPF na Cabine do Engenho Novo – Por Mozart Rosa
  128. Olga, a Russinha que fala português – Por Mozart Rosa
  129. Valéria Fomina, outra “Russa do Brasil” mostrando as ferrovias de seu país – Por Mozart Rosa
  130. Artigo 3: as Teorias da Conspiração e ideias sem sentido (parte 1) – Por Mozart Rosa
  131. Artigo 3: as Teorias da Conspiração e ideias sem sentido (parte 2) – Por Mozart Rosa
  132. VLT de Macaé, de Cuiabá, os projetos de Power Point… e o Translohr, uma possível solução – Por Mozart Rosa
  133. O tubo de PVC e a Guerra das Bitolas  – Por Mozart Rosa
  134. Projetos AFTR 5 – A Linha 3 do Metrô – Por Mozart Rosa
  135. Artigo n° 4 – As ideias estapafúrdias e sem sentido – Por Mozart Rosa
  136. Precisamos de um Trem-Bala/TAV? – Por Mozart Rosa
  137. Getúlio Vargas e a falência dos bondes – Por Mozart Rosa
  138. Heinz, Swift, e as ferrovias: o que têm em comum?  – Por Mozart Rosa
  139. As mini-rodoviárias do Rio de Janeiro – Por Mozart Rosa
  140. Ademar Benévolo, o homem, o mito (Parte 1) – Por Mozart Rosa
  141. Especialistas x Curiosos – Por Mozart Rosa
  142. As ferrovias paulistas e a crise do café – Por Mozart Rosa
  143. Engenheiro Ferroviário: Raiz x Nutella – Por Mozart Rosa
  144. Ringling Brothers Circus: o que ele tem a ver com as ferrovias?  – Por Mozart Rosa
  145. Expresso Carioca, o Aeromovel do Rio de Janeiro – Por Mozart Rosa
  146. A importância de Mauá e Dom Pedro II – Parte 1 – Por Mozart Rosa
  147. A importância de Mauá e Dom Pedro II – Parte II Final – Por Mozart Rosa
  148. Logística no Rio de Janeiro, por que é tão ruim? – Por Mozart Rosa
  149. RJ 159 – A Rodovia das Águas – Por Mozart Rosa
  150. Prefeitura quer ajuda federal para trocar BRTs por VLTs – Por Mozart Rosa
  151. A estação Barão de Mauá e a terceira linha do Metrô em Acari  – Por Mozart Rosa
  152. Rodovia RJ-127, Trem-Barrinha, e a extensão do desastre que pouco é notada – Por Mozart Rosa
  153. O que é um plano de negócios? O modelo Chico Recarey – Por Mozart Rosa
  154. [EXCLUSIVO] A proposta do trem para Petrópolis feita pela AFTR – Por Mozart Rosa
  155. Conan, o enigma do aço, e o que isso tem a ver com as ferrovias – Por Mozart Rosa
  156. A “máfia dos ônibus” e o criado-mudo – Por Mozart Rosa
    Homenagem a Luis Octávio (14/03/1935 ~ 13/04/2017) (12) – Por Daddo Moreira
  157. O que é um Balanço Patrimonial? – Por Mozart Rosa
  158. Plano de negócios II – Primeira parte – Por Mozart Rosa
  159. Plano de negócios II – Parte final – Por Mozart Rosa
  160. Uma viagem imaginária de Max. Vasconcelos pela Estrada de Ferro Mauá – Por Daddo Moreira
  161. A conexão das ferrovias com o futebol no Brasil – Por Thiago de Almeida
  162. Workshop corporativo, o que isso tem a ver com ferrovias? – Por Mozart Rosa
  163. Ferrovias, Dunkirk, e a tragédia no Rio Grande do Sul: o que tem em comum? – Por Mozart Rosa
  164. O contrato do Trem Intercidades (SP) foi assinado: isso é bom? – Por Mozart Rosa
  165. Expresso Aparecida – Por Mozart Rosa
  166. 04 de junho: Dia do Agrimensor – Por Mozart Rosa
  167. O Expresso Campo Grande – Por Mozart Rosa
  168. A estação Carioca do Metrô: porque empacou? – Por Mozart Rosa
  169. Nossa proposta para o metrô chegar à Freguesia (Jacarepaguá) – Por Mozart Rosa
  170. A guerra das bitolas: mais um capítulo – Por Mozart Rosa

 


 

Loading

error: Este conteúdo não pode ser copiado. Caso use o arquivo, por favor cite a fonte.