Tempo de leitura: 7 minutos
Abaixo segue uma lista de todos os artigos publicados até o momento pela equipe de redatores da AFTR. Essa lista está em ordem crescente por data (a mais antiga primeiro) e é atualizada a cada artigo publicado, então fiquem ligados e não percam !
- De Niterói a Pilares de trem – Por Carlos A. Ramos (‘Melekh’)
- Paranoia? Coincidência? Exagero? Ou realidade? – Por Eduardo Moreira (Dado)
- Transporte sobre trilhos: motivos pra lutar (1) – Por Carlos A. Ramos (‘Melekh’)
- Rio de Janeiro: túmulo ou berço das ferrovias? – Por Eduardo Moreira (Dado)
- Razão e emoção na mesma linha – Por Eduardo Moreira (Dado)
- A ferrovia dos mortos – Por Eduardo Moreira (Dado)
- Do Rio de Janeiro a Angra dos Reis por trilhos – Por Eduardo Moreira (Dado)
- A formação e fundação da AFTR – Por Eduardo Moreira (Dado)
- A sede da AFTR em Piedade – Por Eduardo Moreira (Dado)
- Uma ferrovia em Paraty? – Por Eduardo Moreira (Dado)
- Um porto mineiro na Ilha do Governador – Por Eduardo Moreira (Dado)
- Homenagem a Luís Octávio (AFPF) (14/03/1935 ~ 13/04/2017) – Por Eduardo Moreira (Dado)
- O curioso “nascimento” de Copacabana através dos Bondes – Por Eduardo Moreira (Dado)
- A obscura Parada Km 10 da EF Leopoldina – Por Eduardo Moreira (Dado)
- Monotrilho na Linha 3 do Metrô? – Por Eduardo Moreira (Dado)
- O motivo do fracasso das ferrovias no Brasil: (1) – Os custos de construção – Por Mozart Rosa
- O motivo do fracasso das ferrovias no Brasil (2) – As locomotivas – Por Mozart Rosa
- O motivo do fracasso das ferrovias no Brasil (3) – As cortesias e déficits – Por Mozart Rosa
- O motivo do fracasso das ferrovias no Brasil (4) – Os percursos e velocidades ineficientes – Por Mozart Rosa
- O motivo do fracasso das ferrovias no Brasil (5) – As Bitolas – Por Mozart Rosa
- O motivo do fracasso das ferrovias no Brasil (6) – Os egressos da RFFSA no futuro das ferrovias – Por Mozart Rosa
- O motivo do fracasso das ferrovias no Brasil (7) – As teorias da conspiração – Por Mozart Rosa
- O motivo do fracasso das ferrovias no Brasil (8) – A Legislação – Por Mozart Rosa
- O motivo do fracasso das ferrovias no Brasil (9 – I) – RFFSA – Por Mozart Rosa
- O motivo do fracasso das ferrovias no Brasil (9 – II) – Getúlio Vargas – Por Mozart Rosa
- O motivo do fracasso das ferrovias no Brasil (9 – III) – Quem efetivamente acabou com as ferrovias? – Por Mozart Rosa
- O motivo do fracasso das ferrovias no Brasil (10 – final) – Por Mozart Rosa
- Deve-se peneirar as gemas ao fazer um bolo? Bitola métrica ou larga? – Por Mozart Rosa
- O Gordini e as locomotivas a vapor – Por Mozart Rosa
- O Bonde no Brasil e no Mundo I: sua história – Por Mozart Rosa, engenheiro / Carlos Eduardo, professor / Thales Veiga, arquiteto
- O Bonde no Brasil e no mundo II: a decadência no Rio de Janeiro – Por Mozart Rosa
- O Bonde no Brasil e no mundo III: o renascer Carioca – Por Mozart Rosa
- O BRT Carioca: erros e possíveis soluções (via trilhos, claro!) – Por Mozart Rosa / Por Rodrigo Sampaio
- As Ferrovias e a Natureza – Por Mozart Rosa / Ilustrações e imagens: Eduardo (‘Dado’) e Filipe Anacleto
- A Ferrovia à serviço da coletividade– Texto e Projetos Conceituais: Mozart Rosa / Desenhos: Eduardo (‘Dado’)
- A Ferrovia e suas histórias desconhecidas I – Os Barões do Café realmente existiram? – Por Mozart Rosa e Thales Veiga
- A Ferrovia e suas histórias desconhecidas II – Desbravando o Brasil – Por Mozart Rosa e Thales Veiga
- As Ferrovias e suas histórias desconhecidas III – A influência de Vargas e JK no setor – Por Mozart Rosa
- A Ferrovia e suas histórias desconhecidas IV – As histórias não contadas da RFFSA – Por Mozart Rosa
- A Ferrovia e suas histórias desconhecidas V – Previdência social – Por Mozart Rosa
- A Ferrovia e suas histórias desconhecidas VI Final – Oficinas do Trajano e a Torre Eiffel – Por Mozart Rosa
- Incêndio em Japeri – Julho de 2020 – Por Eduardo (‘Dado’)
- Resumo e proposta p/a Bitola Métrica nas linhas da Supervia – Por Mozart Rosa
- O trem pra Petrópolis e tudo que vem junto com ele – Por Mozart Rosa
- A volta dos Trens Regionais de passageiros no Brasil: Proposta AFTR para o tema – Por Mozart Rosa
- O Estilo Leopoldina de ser – Parte 01 – Por Mozart Rosa
- O Estilo Leopoldina de ser – Parte 02 – Por Mozart Rosa
- A Guerra das Bitolas (1): como começou? – Por Mozart Rosa
- A Guerra das Bitolas (1) – COMPLEMENTO – Por Mozart Rosa
- A Guerra das Bitolas (2): a influência da RFFSA – Por Mozart Rosa
- A Guerra das Bitolas (3): decisões equivocadas – Por Mozart Rosa
- A Guerra das Bitolas (4): renunciando ao faturamento – Por Mozart Rosa
- A Guerra das Bitolas (5 – final): Nos dias de hoje – Por Mozart Rosa
- Projetos inadequados e suas aplicações equivocadas 1 – Pré-Metrô – Por Mozart Rosa
- Projetos inadequados e suas aplicações equivocadas 2 – Pavuna x Arco Metropolitano – Por Mozart Rosa
- Projetos inadequados e suas aplicações equivocadas (3-e uma solução AFTR: Expresso Santa Rita) – Por Mozart Rosa
- Projetos inadequados e suas aplicações equivocadas (4-Metrô de Macaé) – Por Mozart Rosa / Por Eduardo (‘Dado’)
- Projetos inadequados e suas aplicações equivocadas (5-Final) – Por Mozart Rosa / Por Eduardo (‘Dado’)
- Projetos AFTR 2 – Ferrovia Centro-Sul Fluminense (parte 1) – Por Mozart Rosa
- Projetos AFTR 2 – Ferrovia Centro-Sul Fluminense (parte 2) – Por Mozart Rosa
- As prioridades no transporte ferroviário – Por Mozart Rosa
- Aeromóvel – O que é? – Por Mozart Rosa
- Expresso Carioca – O Aeromóvel do Rio de Janeiro – Por Mozart Rosa
- Reaproveitando ferrovias abandonadas – Por Mozart Rosa, engenheiro / Carlos Eduardo, professor
- Os erros cometidos por Bolsonaro na gestão do setor ferroviário – Por Mozart Rosa
- Indústria automobilística, do petróleo e as empresas de ônibus – Por Mozart Rosa
- A importância de Mauá e Dom Pedro II (parte 1) – Por Mozart Rosa
- A importância de Mauá e Dom Pedro II (parte 2) – Por Mozart Rosa
- A Polícia Ferroviária Federal e a Legislação Ferroviária – Por Mozart Rosa
- Portal Rio – Reativando a estação Leopoldina – Por Mozart Rosa
- A Lei dos Pontos, uma proposta exclusiva AFTR (parte 1) – Por Mozart Rosa
- A Lei dos Pontos, uma proposta exclusiva AFTR (parte 2) – Por Mozart Rosa
- Projetos AFTR 3 – A ferrovia da Serra do Mar (parte 1) – Por Mozart Rosa
- Projetos AFTR 3 – A ferrovia da Serra do Mar (parte 2) – Por Mozart Rosa
- A legislação, os transportes, os aluados e a ITA – Itapemirim Transportes Aéreos – Por Mozart Rosa
- Cartilha de Mobilidade – Por Mozart Rosa / Rodrigo Sampaio
- Projetos AFTR 4 – A Ferrovia do Sol – Por Mozart Rosa
- Porque as Ferrovias “não dão certo” no Brasil? – Por Mozart Rosa
- Projeto AFTR 5 – Linha 3 do Metrô – Por Mozart Rosa
- Trens pendulares a diesel – Por Mozart Rosa
- Amtrak, a RFFSA que deu certo – Por Mozart Rosa
- Ferrovias Indianas: Indian Railways – Por Mozart Rosa
- Propostas de veículos ferroviários com aplicações especiais – Por Mozart Rosa
- Trens Turísticos parte 1: As locomotivas a vapor – Por Mozart Rosa
- Trens Turísticos parte 2: As propostas sem noção – Por Mozart Rosa
- Trens Turísticos parte 3: O que fazer para decolar? – Por Mozart Rosa
- Projetos AFTR 6 – Traçado alternativo RJ x SP (Variante de Morsing) (1) – Por Mozart Rosa, e contribuições de Eduardo (‘Dado’) e Melina Th.
- Projetos AFTR 6 – Traçado alternativo RJ x SP (Variante de Morsing) (2) – Por Mozart Rosa
- Projetos AFTR 6 – Traçado alternativo RJ x SP (Variante de Morsing) (Final) – Por Mozart Rosa
- As 3 fases da ferrovia no Brasil (1) – Por Mozart Rosa
- As 3 fases da ferrovia no Brasil (2) – Por Mozart Rosa
Vídeos exclusivos
-
Transporte de Carga Viva (Bovinos, Ovinos etc)
Projeto da AFTR que, focando nas más condições das rodovias e estradas vicinais principalmente em período chuvoso, sugere como solução a reativação e (re)construção de ferrovias para facilitar o transporte de gado e outros animais oriundos de fazendas produtoras. -
Trens Militares
Com orgulho publicamos em anexo um dos diversos projetos idealizados e planejados pela equipe técnica da AFTR.
Neste vídeo-protótipo - onde eventuais correções já foram feitas posteriormente, gerando um produto final que será direcionado às autoridades relacionadas - apresentamos os hiatos representados pela falta de uma malha ferroviária operacional no estado do Rio de Janeiro, como também ocorre em outras regiões do país.
Normalmente em outros países as unidades militares possuem ferrovias à disposição para transporte de seus veículos. No Brasil isso não ocorre mais, dependendo de carretas para esse deslocamento. .
Em nossos projetos abrangemos também essa área e, sobretudo, a logística eficiente sobre trilhos. -
Trem Rio - Petrópolis
Projeto da AFTR mostrando o exemplo de um sistema ferroviário na Suíça, inaugurado em 1890 e em funcionamento até hoje, idêntico ao usado na Serra de Petrópolis -
Ferrovia do Sol (Antiga EF Maricá)
Projeto da AF Trilhos do Rio para reativação da antiga Estrada de Ferro Maricá, de maneira sustentável e modernizada, visando solucionar diversos problemas de mobilidade, qualidade de vida e questões ambientais da Região dos Lagos. -
Ferrovia da Serra do Mar, alternativa à EF-118
Neste projeto a AFTR Associação Ferroviária Trilhos do Rio, apresenta uma alternativa mais viável, factível e econômica em relação ao projeto da EF-118, que tem por objetivo ligar o Porto do Açu à Baixada Fluminense, Vale do Paraíba, São Paulo e Minas Gerais. -
Túneis submersos - Linha 3 do Metrô
Técnica holandesa que se caracteriza pela construção de túneis submersos sem necessidade de escavação, ideal para ser utilizada na Linha 3 do metrô entre as cidades do Rio de Janeiro e de Niterói, sob a Baía de Guanabara. -
Projeto AFTR - Vagão dos Bombeiros
A AFTR é vanguarda e evolução: em mais um de seus projetos propõe o uso de vagões tanque e composições adaptadas para uso exclusivo do Corpo de Bombeiros, podendo assim acessar locais com rapidez para combate a incêndios, atendimentos de urgência e pronto-socorro através dos trilhos.
Neste vídeo exemplificamos o serviço já executado em ferrovias da Europa. -
Sistema Arch Loch
Sistema rápido de construção de túneis
1,517 visualizações no total, 4 visualizações hoje
Comente via Facebook