Tempo de leitura: 7 minutos

Abaixo segue uma lista de todos os artigos publicados até o momento pela equipe de redatores da AFTR. Essa lista está em ordem crescente por data (a mais antiga primeiro) e é atualizada a cada artigo publicado, então fiquem ligados e não percam !

Continua após a publicidade
  1. De Niterói a Pilares de trem – Por Carlos A. Ramos (‘Melekh’)
  2. Paranoia? Coincidência? Exagero? Ou realidade?Por Eduardo Moreira (Dado)
  3. Transporte sobre trilhos: motivos pra lutar (1)Por Carlos A. Ramos (‘Melekh’)
  4. Rio de Janeiro: túmulo ou berço das ferrovias? – Por Eduardo Moreira (Dado)
  5. Razão e emoção na mesma linhaPor Eduardo Moreira (Dado)
  6. A ferrovia dos mortosPor Eduardo Moreira (Dado)
  7. Do Rio de Janeiro a Angra dos Reis por trilhos – Por Eduardo Moreira (Dado)
  8. A formação e fundação da AFTRPor Eduardo Moreira (Dado)
  9. A sede da AFTR em PiedadePor Eduardo Moreira (Dado)
  10. Uma ferrovia em Paraty? – Por Eduardo Moreira (Dado)
  11. Um porto mineiro na Ilha do GovernadorPor Eduardo Moreira (Dado)
  12. Homenagem a Luís Octávio (AFPF) (14/03/1935 ~ 13/04/2017)Por Eduardo Moreira (Dado)
  13. O curioso “nascimento” de Copacabana através dos BondesPor Eduardo Moreira (Dado)
  14. A obscura Parada Km 10 da EF LeopoldinaPor Eduardo Moreira (Dado)
  15. Monotrilho na Linha 3 do Metrô?Por Eduardo Moreira (Dado)
  16. O motivo do fracasso das ferrovias no Brasil: (1) – Os custos de construçãoPor Mozart Rosa
  17. O motivo do fracasso das ferrovias no Brasil (2) – As locomotivasPor Mozart Rosa
  18. O motivo do fracasso das ferrovias no Brasil (3) – As cortesias e déficits – Por Mozart Rosa
  19. O motivo do fracasso das ferrovias no Brasil (4) – Os percursos e velocidades ineficientes – Por Mozart Rosa
  20. O motivo do fracasso das ferrovias no Brasil (5) – As Bitolas – Por Mozart Rosa
  21. O motivo do fracasso das ferrovias no Brasil (6) – Os egressos da RFFSA no futuro das ferrovias – Por Mozart Rosa
  22. O motivo do fracasso das ferrovias no Brasil (7) – As teorias da conspiraçãoPor Mozart Rosa
  23. O motivo do fracasso das ferrovias no Brasil (8) – A Legislação – Por Mozart Rosa
  24. O motivo do fracasso das ferrovias no Brasil (9 – I) – RFFSA – Por Mozart Rosa
  25. O motivo do fracasso das ferrovias no Brasil (9 – II) – Getúlio Vargas – Por Mozart Rosa
  26. O motivo do fracasso das ferrovias no Brasil (9 – III) – Quem efetivamente acabou com as ferrovias? – Por Mozart Rosa
  27. O motivo do fracasso das ferrovias no Brasil (10 – final)Por Mozart Rosa
  28. Deve-se peneirar as gemas ao fazer um bolo? Bitola métrica ou larga? – Por Mozart Rosa
  29. O Gordini e as locomotivas a vapor – Por Mozart Rosa
  30. O Bonde no Brasil e no Mundo I: sua históriaPor Mozart Rosa, engenheiro / Carlos Eduardo, professor / Thales Veiga, arquiteto
  31. O Bonde no Brasil e no mundo II: a decadência no Rio de JaneiroPor Mozart Rosa
  32. O Bonde no Brasil e no mundo III: o renascer CariocaPor Mozart Rosa
  33. O BRT Carioca: erros e possíveis soluções (via trilhos, claro!)Por Mozart Rosa / Por Rodrigo Sampaio
  34. As Ferrovias e a NaturezaPor Mozart Rosa / Ilustrações e imagens: Eduardo (‘Dado’) e Filipe Anacleto
  35. A Ferrovia à serviço da coletividadeTexto e Projetos Conceituais: Mozart Rosa / Desenhos: Eduardo (‘Dado’)
  36. A Ferrovia e suas histórias desconhecidas I – Os Barões do Café realmente existiram?Por Mozart Rosa e Thales Veiga
  37. A Ferrovia e suas histórias desconhecidas II – Desbravando o BrasilPor Mozart Rosa e Thales Veiga
  38. As Ferrovias e suas histórias desconhecidas III – A influência de Vargas e JK no setorPor Mozart Rosa
  39. A Ferrovia e suas histórias desconhecidas IV – As histórias não contadas da RFFSAPor Mozart Rosa
  40. A Ferrovia e suas histórias desconhecidas V – Previdência socialPor Mozart Rosa
  41. A Ferrovia e suas histórias desconhecidas VI Final – Oficinas do Trajano e a Torre EiffelPor Mozart Rosa
  42. Incêndio em Japeri – Julho de 2020Por Eduardo (‘Dado’)
  43. Resumo e proposta p/a Bitola Métrica nas linhas da SuperviaPor Mozart Rosa
  44. O trem pra Petrópolis e tudo que vem junto com elePor Mozart Rosa
  45. A volta dos Trens Regionais de passageiros no Brasil: Proposta AFTR para o temaPor Mozart Rosa
  46. O Estilo Leopoldina de ser – Parte 01Por Mozart Rosa
  47. O Estilo Leopoldina de ser – Parte 02Por Mozart Rosa
  48. A Guerra das Bitolas (1): como começou? Por Mozart Rosa
  49. A Guerra das Bitolas (1) – COMPLEMENTO Por Mozart Rosa
  50. A Guerra das Bitolas (2): a influência da RFFSAPor Mozart Rosa
  51. A Guerra das Bitolas (3): decisões equivocadas Por Mozart Rosa
  52. A Guerra das Bitolas (4): renunciando ao faturamentoPor Mozart Rosa
  53. A Guerra das Bitolas (5 – final): Nos dias de hoje Por Mozart Rosa
  54. Projetos inadequados e suas aplicações equivocadas 1 – Pré-Metrô Por Mozart Rosa
  55. Projetos inadequados e suas aplicações equivocadas 2 – Pavuna x Arco MetropolitanoPor Mozart Rosa
  56. Projetos inadequados e suas aplicações equivocadas (3-e uma solução AFTR: Expresso Santa Rita)Por Mozart Rosa
  57. Projetos inadequados e suas aplicações equivocadas (4-Metrô de Macaé)Por Mozart Rosa / Por Eduardo (‘Dado’)
  58. Projetos inadequados e suas aplicações equivocadas (5-Final)Por Mozart Rosa / Por Eduardo (‘Dado’)
  59. Projetos AFTR 2 – Ferrovia Centro-Sul Fluminense (parte 1) – Por Mozart Rosa
  60. Projetos AFTR 2 – Ferrovia Centro-Sul Fluminense (parte 2) – Por Mozart Rosa
  61. As prioridades no transporte ferroviário – Por Mozart Rosa
  62. Aeromóvel – O que é? – Por Mozart Rosa
  63. Expresso Carioca – O Aeromóvel do Rio de Janeiro – Por Mozart Rosa
  64. Reaproveitando ferrovias abandonadas – Por Mozart Rosa, engenheiro / Carlos Eduardo, professor
  65. Os erros cometidos por Bolsonaro na gestão do setor ferroviário – Por Mozart Rosa
  66. Indústria automobilística, do petróleo e as empresas de ônibus – Por Mozart Rosa
  67. A importância de Mauá e Dom Pedro II (parte 1) – Por Mozart Rosa
  68. A importância de Mauá e Dom Pedro II (parte 2) – Por Mozart Rosa
  69. A Polícia Ferroviária Federal e a Legislação Ferroviária – Por Mozart Rosa
  70. Portal Rio – Reativando a estação Leopoldina – Por Mozart Rosa
  71. A Lei dos Pontos, uma proposta exclusiva AFTR (parte 1) – Por Mozart Rosa
  72. A Lei dos Pontos, uma proposta exclusiva AFTR (parte 2) – Por Mozart Rosa
  73. Projetos AFTR 3 – A ferrovia da Serra do Mar (parte 1) – Por Mozart Rosa
  74. Projetos AFTR 3 – A ferrovia da Serra do Mar (parte 2) – Por Mozart Rosa
  75. A legislação, os transportes, os aluados e a ITA – Itapemirim Transportes Aéreos – Por Mozart Rosa
  76. Cartilha de Mobilidade – Por Mozart Rosa / Rodrigo Sampaio
  77. Projetos AFTR 4 – A Ferrovia do Sol – Por Mozart Rosa
  78. Porque as Ferrovias “não dão certo” no Brasil? – Por Mozart Rosa
  79. Projeto AFTR 5 – Linha 3 do Metrô – Por Mozart Rosa
  80. Trens pendulares a diesel – Por Mozart Rosa
  81. Amtrak, a RFFSA que deu certo – Por Mozart Rosa
  82. Ferrovias Indianas: Indian Railways – Por Mozart Rosa
  83. Propostas de veículos ferroviários com aplicações especiais Por Mozart Rosa
  84. Trens Turísticos parte 1: As locomotivas a vapor – Por Mozart Rosa
  85. Trens Turísticos parte 2: As propostas sem noção – Por Mozart Rosa
  86. Trens Turísticos parte 3: O que fazer para decolar? – Por Mozart Rosa
  87. Projetos AFTR 6 – Traçado alternativo RJ x SP (Variante de Morsing) (1) – Por Mozart Rosa, e contribuições de Eduardo (‘Dado’) e Melina Th.
  88. Projetos AFTR 6 – Traçado alternativo RJ x SP (Variante de Morsing) (2) – Por Mozart Rosa
  89. Projetos AFTR 6 – Traçado alternativo RJ x SP (Variante de Morsing) (Final) – Por Mozart Rosa
  90. As 3 fases da ferrovia no Brasil (1) – Por Mozart Rosa
  91. As 3 fases da ferrovia no Brasil (2) – Por Mozart Rosa

 


Vídeos exclusivos [yotuwp type=”videos” id=”rkNx4NLgFeo,xmZShZ43Tx4,NwFsOrJ04cM,7OsSyzMcj-c,-XclHeiwMHM,JpVNcvv5Iks,XztYIOLSLZA,SJr5YSlFhqo” column=”1″ template=”list” thumbratio=”169″]

Loading

error: Este conteúdo não pode ser copiado assim. Caso use o arquivo, por favor cite a fonte.